Num mês tão especial como este não poderíamos deixar de celebrar a Música.
Assim no próximo dia 23 de Outubro pelas 19h apresentamos 5 jovens cantores portugueses que nos irão imergir no mundo da ópera, do lied e da canção com as suas incríveis vozes.
Acompanhados ao piano pela incrível Vera Fonte no belíssimo espaço da Basílica do Bom Jesus, contamos convosco!
.
.
Filipa Teixeira | Soprano
Natural de Vila Nova de Gaia, iniciou os seus estudos musicais na Fundação Conservatório Regional de Gaia, onde concluiu o 8o grau em Formação Musical na classe da Professora Marlene Almeida. Em paralelo, iniciou os seus estudos em canto com a Professora Elsa Teixeira.
Ingressou no Conservatório Superior de Música de Gaia em 2017, onde concluiu a Licenciatura em Canto Teatral com a Professora Fernanda Correia, e a Pós-graduação em Canto e Interpretação com a mesma Professora. Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino da Música – Ramo Formação Musical, na ESMAE.
No domínio da ópera, fez parte de vários coros de ópera como “Dido and Aeneas” de H. Purcell, “Cavalleria Rusticana” de P. Mascagni, “Le Nozze di Figaro” de W. A. Mozart.
No domínio da oratória, foi solista na obra “Gloria” de A. Vivaldi.
Trabalhou dobre a direção de vários maestros, como, por exemplo, Mário Mateus, José Ferreira Lobo e Artur Pinho Maria.
Participou em diversas masterclasses com Fernanda Correia, António Salgado, Enza Ferrari e Jaume Aragall.
Em 2019, venceu o “Prémio do Festival Internacional de Música de Gaia” e o “Prémio da Fundação Jaume Aragall”.
Em 2021, terminou a Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

.
Carolina Prates | Soprano
Carolina Prates, natural de Lisboa, é uma performer que se apresenta em palco enquanto cantora (soprano) e violinista. Ao nível do canto já teve a oportunidade de participar em festivais, concertos, recitais e exposições, tanto a solo como em grupos de música de câmara e coros. Enquanto solista apresentou-se com a Orquestra Filarmonia das Beiras, o coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o coro Voz Nua, entre outros. O seu repertório abrange tanto obras do Barroco como do século XX, tendo igualmente estreado obras de compositores portugueses contemporâneos.
Estudou Canto com a Professora Isabel Alcobia na Universidade de Aveiro onde atualmente se encontra a frequentar o mestrado em Ensino da Música. Adicionalmente pôde complementar a sua formação com Patricia MacMahon, Paulo Ferreira, Enza Ferrari, Margarida Natividade, Ulrike Sonntag, Carla Caramujo, Miquel Ortega, Wolfgang Holzmair, Helen Lawson, Brian Mackay e Susan Waters.

.
Maria João Ribeiro | Mezzo-Soprano
Natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais em grupos de música vocal e instrumental. Concluiu o 6.º grau em Flauta de Bisel com João Nuno Rocha na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Paralelamente, iniciou os seus estudos em Canto com a Mezzo-soprano Patrícia Quinta.
Ingressou no Conservatório Superior de Música de Gaia, onde concluiu a Licenciatura em Canto Teatral e a Pós-Graduação em Canto, na classe da Professora Fernanda Correia. Atualmente, frequenta o Mestrado em Música – Ramo Canto, na Universidade de Aveiro, sob orientação da Professora Isabel Alcobia.
No domínio da ópera, interpretou os papéis de Drei Dame em “A Flauta Mágica” de W. A. Mozart e de Sourceress em “Dido and Aeneas” de H. Purcell.
Em oratória, foi solista no “Gloria” de A. Vivaldi, na “Missa da Coroação” de W. A. Mozart e no “Stabat Mater” de G. B. Pergolesi.
Trabalhou sob a direção dos Maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, José Ferreira Lobo, Luís Filipe Santos, Magna Ferreira e Mário Mateus.
Participou em cursos de aperfeiçoamento vocal com Enza Ferrari, Helen Lawson, Jenevora Williams, María Cristina Kiehr e Rudolf Piernay.
Aprimora a sua técnica vocal sob orientação da Soprano Rafaela Albuquerque.
É professora de Canto na Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia.
É licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

.
Luís Caetano | Tenor
Luís Caetano nasceu em Elvas e frequentou o Curso de Canto na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, sob a orientação da Professora Ana Paula Russo, onde frequentou também o curso de Música Antiga, orientado pela Professora Helena Raposo. Neste momento está a frequentar a licenciatura em canto em Aveiro na classe da professora Isabel Alcobia.
Ainda antes de se estabelecer em Lisboa, frequentou o ensino articulado em piano na Academia de Música de Elvas e, mais tarde, no Orfeão de Leiria onde começou as aulas de canto com a professora Susana Teixeira. Teve aulas de Representação com a atriz Raquel Guerra, fez parte do grupo de Teatro da escola secundária D. Sancho II durante 3 anos e frequentou a disciplina de arte de representar no conservatório nacional.
Cantou como Solista na Opereta “Alda”, nos 120 anos da sua criação, numa produção no teatro José Lúcio da Silva em Leiria, sob a direção de Amadeu Oliveira. Participou também na ópera Vénus e Adónis de John Blow, no CCB em Lisboa, numa produção no âmbito da disciplina de Atelier de ópera.
Já participou em Masterclasses de Interpretação de Lied e Canção dirigidas pelo Maestro João Paulo Santos e pelo correpetidor David Santos. Trabalhou também em privado com o tenor espanhol José Luis Sola.

.
Eduardo Portugal | Barítono
Eduardo Portugal iniciou os seus estudos de Canto no Conservatório Regional de Gaia onde concluiu a Licenciatura.
Têm-se afirmado aos poucos no campo da Ópera com papéis como Sacerdote, na Flauta mágica de W.A.Mozart, Doutor Miracle, na Ópera Os Contos de Hoffmann de Jacques Offenbach, Guglielmo, em Cosi fan tutte de W.A.Mozart, e Bandido, na Ópera A Floresta de Eurico Carrapatoso .
No domínio da oratória participou como solista na cantata Num Komm der Heiden Heiland BWV 61 de J. S. Bach, Paixão segundo S. João de J. S. Bach, Magnificat de J. S. Bach, Via Crucis de Franz Liszt, Oratória de Natal Op.12 de Saint-Saens e Messa di Glória de Puccini.
Teve a oportunidade, ao longo do seu trajeto, de trabalhar com os professores Pedro Telles, Fernanda Correia, Rui Taveira, Pierre Mak, Isabel Alcobia, Margarida Natividade e Helen Lawson.
No decorrer do seu percurso cantou sob a direção de Mário Mateus, José Borges Coelho, António Lourenço, António Saiote, José Ferreira Lobo, Bruno Martins, Manuel Sarrico e Timothy Henty.
Atualmente é aluno do Mestrado em Música, variante Canto, na Universidade de Aveiro.

.
Vera Fonte | Piano
Vera Fonte é Licenciada em Piano e Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho, onde estudou com o pianista Luís Pipa. Em 2020 concluiu o seu Doutoramento no Royal College of Music em Londres, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), MacFazdean Whyte Award e Barry Shaw Award e onde desenvolveu investigação em memorização musical e contactou com pianistas como Andrew Zolinsky.
Ao longo do seu percurso foi distinguida com diversos prémios nacionais e internacionais em competições de piano e música de câmara bem como “Prémios de melhor aluna da Licenciatura em Música na Universidade do Minho”. Participou ainda em diversas masterclasses, nomeadamente com Kenneth Hamilton, Barry Cooper, Fausto Neves, Pedro Burmester, Graham Barber, Jaime Mota, Gary Hoffman, entre outros. Apresentou- se como solista com a Orquestra Académica da Universidade do Minho e Orquestra “Sinfonieta de Braga”, sob direção dos maestros Toby Hoffman, Vitor Matos e Carlos Dias. Integrou ainda projetos de orquestra, tendo trabalhado com a orquestra “Globus” em Trento (Itália), sob orientação do maestro Juliàn Lombana e a Orquestra Académica da Universidade do Minho, onde trabalhou com António Vitorino d’Almeida tendo participado na gravação de um CD com as suas obras. No campo da música contemporânea, tem colaborado com compositores do Royal College of Music, nomeadamente Wynton Guess e Dan Mcbride. Vera Fonte tem ainda estreado peças de compositores portugueses, entre os quais António Vitorino d’Almeida, Paulo Bastos, Luís Pipa e Eduardo Sousa. Em 2012 participou na “Capital Europeia da Cultura”, em Guimarães, onde interpretou obras de Eurico Tomaz de Lima. Nos últimos anos tem realizado diversos concertos a solo e de música de câmara em países como Portugal, Itália, Holanda, Sérvia e Inglaterra e tem sido convidada frequente em festivais como Lincolnshire International Chamber Music Festival, Percursos da Música (Ponte de Lima) e Classical Music Fest (Vale de Cambra).
Além da sua atividade performativa, trabalhou ainda de 2015 a 2018 como Professora Assistente no Royal College of Music e tem sido convidada a realizar palestras e workshops em instituições como o Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, Guildhauld School of Music and Drama, Morley College e Universidade Nova de Lisboa. Desde 2018 é Professora Convidada e Pianista Acompanhadora no Departamento de Música da Universidade do Minho e desde 2021 é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
